Erin Brokovich – Uma mulher de talento

 

erin_4

Sucesso de bilheteria mundial, Erin Brockovich – uma mulher de talento, de Steven Soderbergh, tornou-se uma das mais importantes produções de 2000 ao ser indicada a vários prêmios cinematográficos como o Globo de Ouro, Oscar e Bafta (The British Academy of Film and Television Arts). O filme é baseado em uma história verídica e fala sobre justiça e responsabilidade social. A personagem principal Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, é uma mulher comum que descobre que uma grande mentira contada por uma empresa está causando enormes prejuízos na saúde dos moradores da cidade de Hinkley.

Desempregada, solteira e com três filhos pequenos para criar, Erin é uma pessoa que fala muitos palavrões, usa roupas extravagantes, é atraente e tem presença marcante. Ao mesmo tempo é carismática, extrovertida, responsável, determinada e lutadora. Com estas características ela passa a lutar pelas pessoas adoentadas e acaba reconstruindo sua própria vida enquanto ajuda o próximo. Durante o ano, Erin Brockovich rendeu à Julia Roberts três prêmios de melhor atriz – Academia Britânica, Globo de Ouro e Oscar. 

O filme também aborda descaradamente o avanço da importância da mulher na sociedade. Pode ser classificado como uma obra feminista que traz a mulher como uma heroína independente, alguém que deixa de ser retratada como uma dona-de-casa ou como um símbolo sexual para ser representada por uma figura destemida e capaz de resolver seus problemas sozinha.

A história começa quando Erin perde uma ação judicial contra um médico que bateu em seu carro e exige que seu advogado, Ed Masry, vivido por Albert Finney, lhe arrume um emprego no escritório dele. Enquanto trabalha organizando arquivos de casos judiciais, Erin encontra exames médicos arquivados na pasta de um processo imobiliário, percebe que tem algo errado e resolve investigar.

Após conversar com os envolvidos e com especialistas da área da saúde ela descobre que uma poderosa empresa de gás e eletricidade está cometendo crime ambiental, contaminando a água com cromo 6 e causando graves doenças na população.

Erin se envolve inteiramente com o caso, abre mão do tempo com os filhos e com o namorado George (Aaron Eckhart) para se dedicar totalmente ao problema dos prejudicados. Em diversas visitas passa a conhecer todos os moradores aproximando e envolvendo-se cada vez mais.

A tensão da narrativa e uma característica de direção de Soderbergh podem ser notadas em uma sequência, que não chama muita atenção. O momento acontece quando Erin vai a casa de Pamela Duncan, uma das moradoras de Hinkley, para conversar sobre a contaminação do cromo 6. A sequência inicia em plano geral de crianças pulando na água, aparentemente inofensível, que enche uma piscina plástica. Pamela ingenuamente não acredita em Erin, que com muita insistência e relato de outras famílias que passam pela mesma situação, convence a mãe sobre a ameaça que sofrem seus filhos. Desesperada, Pamela corre em direção às crianças e ordena que elas saiam da água. A emoção, a crueldade da morte de inúmeras pessoas em função da ganância e o anseio contra a injustiça são perceptíveis na cena conduzida pelo diretor.

Com muito trabalho, jogo de cintura, determinação e dedicação ela conquista mais de 600 reclamantes e a ação ganha uma proporção enorme. Após vários meses sai a sentença. A empresa é condenada a pagar uma indenização de 333 milhões de dólares. Depois da vitória Erin continua trabalhando para Ed e envolvida em casos como este, sempre em prol da justiça e da verdade.

Erin é um exemplo de pessoa, dessas que fazem mesmo a diferença, a prova viva de que uma pessoa comum, sem diploma universitário, pode ser respeitada e ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.

O filme conta com a presença de sua inspiradora, a verdadeira Erin, que aparece como garçonete da lanchonete onde Erin leva os filhos para comer. Moradores reais de Hinkley, clientes de Masry, também aparecem na reunião na cidade, próximo ao final do longa.

A trama de Soderbergh é envolvente, dinâmica e estimula o espectador. Os cenários desenvolvidos pela diretora de arte Christia Munro aproximam o espectador ao transmitir a veracidade da pequena cidade de Hinkley. Os figurinos de Jeffrey Kurland, que vestiram Julia Roberts apresentaram o estilo próprio de Erin Brockovich, despojado e original. Mas, erros acontecem. O roteiro, produzido por Susannah Grant, escorrega quando Erin recebe uma ligação anônima com teor de ameaças, que são esquecidas no decorrer da ação.

Falhas e acertos à parte, Erin Brockovich é um filme inspirador, que tem em sua essência, a honestidade, solidariedade e demonstra que, independente dos altos e baixos, todos podemos vencer.

erin_2

 

Erin Brockovich

erin_31

Persistente e ousada, a personagem principal do filme de Steven Soderbergh, Erin Brockovich – uma mulher de talento, foge do padrão com suas características nada convencionais. É o oposto da formalidade. 

Interpretada por Julia Roberts, Erin é muito desbocada, fala inúmeros palavrões por frase e se veste de maneira agressiva, usando saltos altíssimos, blusas justas e decotadas, minissaias curtas, evidenciando as linhas de seu corpo. É uma mulher atraente, alta, bonita e com presença marcante.

A obra retrata a história real de Erin Brockovich, uma ativista americana, que nos anos 90 trabalhava como arquivista em um escritório de advocacia. Mãe de três filhos, com dois divórcios e muita dificuldade para encontrar emprego, Erin é uma mulher como outras, sem profissão ou curso universitário, cheia de disposição e força de vontade para vencer.

Sempre ao lado da verdade, Erin é um exemplo de mulher moderna, feminista, que vai à luta, lidera e não se abala com as diferenças. Sua honestidade e garra unidas ao jogo de cintura que lhe é peculiar a ajudaram a permanecer em um emprego digno e vencer as dificuldades que apareciam a sua frente.

 

George

erin_51

George, vivido por Aaron Eckhart, é o novo vizinho de Erin. Um motoqueiro atípico que se revela uma excelente pessoa, sensível e prestativo, e se torna além de namorado uma pessoa fundamental na vida de Erin.

Carinhoso e divertido, George se torna um pai para os filhos da protagonista. Ele passa a dedicar sua vida a estas crianças e a Erin. Além de ajudar com os pequenos ele também faz os serviços domésticos e se transforma no braço direito de Erin. Sem ele, certamente o desenrolar da história não seria o mesmo, o apoio e amor incondicional de George contribuíram para Erin poder realizar bem o seu trabalho.

Alto, bonito e atraente. Amoroso, dedicado e compreensivo. Diferente de todos os outros homens da vida de Erin, George desmistifica a imagem do motoqueiro machista, durão e grosseiro. É gentil, sensível e meigo. Conquista a todos e prova que as aparências enganam, que nem sempre a primeira impressão é a correta.

 

 

erin_1

 

Ficha técnica:

Título Original: Erin Brockovich
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Estúdio: Jersey Films
Distribuição: Universal Pictures / Columbia TriStar Pictures
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Susannah Grant
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Direção de Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Philip Messina
Direção de Arte: Christa Munro
Figurino: Jeffrey Kurland
Edição: Anne V. Coates

 Premiações 2000:

* Oscar de Melhor Atriz (Julia Roberts)
* Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama (Julia Roberts)
* Academia Britânica – Prêmio de Melhor Atriz (Julia Roberts)

Indicações 2001:

* Oscar  – Melhor filme
                 – Melhor direção – Steven Soderbergh
                  – Melhor atriz – Julia Roberts
                  – Melhor ator coadjuvante – Albert Finneu
                  –  Roteiro original – Susannah Grant

 * Globo de Ouro – Melhor Filme – Drama, melhor direção e melhor ator coadjuvante 

 * Academia Britânica – Melhor filme, ator coadjuvante, edição, roteiro original e prêmio David Lean para Steven Soderbergh

 

Giovana Gulin e Juliana Lima

Anúncios
Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: